Metodologia BIM gera ganhos de produtividade em obras da Tarjab

Metodologia BIM gera ganhos de produtividade em obras da Tarjab

A incorporadora afirma ter cerca de 40% de aumento na eficiência dos relatórios de interferências, além de ganhos diários de 70% na extração de quantidades com o uso do 5D

Cada vez mais empregada na construção civil, a metodologia Building information Modeling (BIM) permite a maior integração entre os setores envolvidos no desenvolvimento dos projetos, isso de maneira sustentável e produtiva. Entretanto, apesar das vantagens, somente 9,2% das construtoras no país utilizam a ferramenta, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Entre as pioneiras no uso da plataforma está a Tarjab, incorporadora que aproveita a tecnologia durante toda a vida útil dos empreendimentos (indo do 3D ao 6D).

Desde a adição de tecnologias no estudo dos projetos, atravessando a etapa de comunicação com os escritórios, canteiro e clientes (que podem acompanhar o cronograma da construção) e chegando às etapas finais da obra, o BIM engloba toda a cadeia produtiva. Na prática, a ferramenta proporciona ganhos diários de 70% no prazo para extração de quantidades com o uso do 5D — Orçamento, por exemplo. “Sem contar o tempo de estudo do orçamentista, o que, sem dúvida, gera um ganho importante tanto no levantamento de dados quanto na transparência do processo”, diz Sérgio Fernando Domingues, diretor Técnico da Domingues.

A incorporadora afirma, ainda, ter ganhos médios de cerca de 40% na eficiência dos relatórios de interferências. De acordo com Domingues, trata-se de um indicador bastante importante e que a empresa pretende monetizar. “O fato de estarmos mergulhados no BIM gera maiores oportunidades de desenvolvimento e utilização de novas tecnologias construtivas”, completa.

O diretor Técnico da Tarjab também conta que a incorporadora já vivencia o BIM em seus projetos, integrando a ferramenta a um conjunto de outros softwares e ferramentas fundamentais para o processo de transformação digital do mercado da construção civil.

BIM

O BIM é considerado uma das tecnologias da informação e de comunicação que mais colabora com a evolução da construção civil. A ferramenta viabiliza a construção digital e a antecipação na tomada de decisões nos projetos. Trata-se de um conceito que engloba um conjunto de políticas, tecnologias e processos que criam uma metodologia de gerenciamento das informações da etapa de construção, além das fases de uso, operação, manutenção e demolição, em um formato digital ao longo de todo o ciclo de vida do empreendimento.