Eternit lança primeira telha de concreto fotovoltaica do Brasil.

Com dimensões de 36,5 cm x 47,5 cm, a telha BIG-F10 incorpora células solares de silício monocristalino e tem potência de 9,16 watts

Desenvolvida pela Tégula Solar, empresa que integra o Grupo Eternit, a BIG-F10 é a primeira telha de concreto fotovoltaica do Brasil. Inicialmente, a novidade foi comercializada com empresas selecionadas de São Paulo e com clientes que estão próximos da unidade fabril, na cidade de Atibaia. A escolha foi realizada pela equipe técnica e comercial da Eternit baseada na capacidade de criação de um portfólio de referência com projetos executados em variadas condições climáticas, diferentes possibilidades de aplicação e padrões construtivos distintos.

“Queremos democratizar o acesso à energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis no Brasil, através de uma tecnologia revolucionária que pode trazer o retorno do investimento em um período de três a cinco anos”, explica Luís Augusto Barbosa, presidente do Grupo Eternit. “O que existe atualmente em larga escala são placas fotovoltaicas cujos modelos precisam ser instalados em cima dos telhados, nem sempre prezando pela melhor estética”, completa Luiz Antonio Lopes, responsável pela área de Desenvolvimento de Novos Negócios da Eternit.

Detalhes técnicos

Com dimensões de 36,5 cm x 47,5 cm, a telha BIG-F10 incorpora células solares de silício monocristalino. Testado em laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto de Engenharia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), o produto foi aprovado e registrado no Inmetro em 2019. É instalado de maneira simples sobre estruturas metálica ou de madeira, seguindo procedimentos e parâmetros semelhantes aos executados nos telhados tradicionais. Tem vida útil estimada em 20 anos e potência de 9,16 watts.

A conexão elétrica entre as telhas é feita com chicotes pré-montados, que possuem conectores do tipo macho e fêmea. Já na entrada do inversor, existe um terminal próprio do modelo e da marca do equipamento. É possível, ainda, empregar um inversor string ou um microinversor — a diferença estará na ligação em série e em paralelo das telhas, resultando nos parâmetros elétricos apropriados para a entrada do equipamento. A telha está disponível nas tonalidades Bege Colonial, Marfim Palha, Cinza Pérola, Vermelha e Cinza Grafite.